PORQUE MEU BOLO NÃO CRESCE? VEJA ESSAS DICAS!

PORQUE MEU BOLO NÃO CRESCE? VEJA ESSAS DICAS!

PORQUE MEU BOLO NÃO CRESCE? VEJA ESSAS DICAS!

Eu tenho recebido muitos comentários de pessoas falando que faz o bolo e ele não cresce. Então hoje eu vou te explicar porque isso acontece e vou te dar dicas.

Então primeiro você precisa entender qual é a altura que você quer que os seus bolos tenham.

Porque as vezes agente acha que o bolo não cresceu o suficiente, mas o que está acontecendo é que você está comparando o seu bolo com as fotos que você vê na internet.

E se você já tirou foto de bolos você sabe que na foto o bolo parece ser bem maior do que na realidade.

Eu aqui no blog eu ensino a dividir a receita do bolo caseiro em duas formas de até 20 cm, isso resulta em um bolo de 5 cm de altura.

E muitas pessoas acham que esse tamanho é muito pequeno, mas não é tá bem, eu vendo muito nesse tamanho e é o mesmo tamanho que eu vejo vendendo em padarias e supermercados.

Mas se não é esse o seu caso, se o seu bolo ta murchando ai existe alguns fatores que podem estar acontecendo.

O fermento é o grande vilão para os bolos que não crescem, primeiro algumas pessoas não misturam bem o fermento na massa, ou então se você colocar muito fermento pode acontecer o efeito contrário em em vez de crescer, murchar o seu bolo.

E você tem que sempre prestar atenção na validade do fermento. 

Outra coisa que pode fazer o seu bolo murchar é adicionar o fermento na batedeira ou no liquidificador, o fermento tem que ser misturado a mão de forma rápida e delicada.

Isso significa que você não pode ficar muito tempo misturando o fermento mas também não pode misturar de qualquer jeito porque tem que incorporar em toda a sua massa.

Por isso é importante você saber o tipo de fermento que você usa. Tem algumas marcas que o fermento começa a agir na hora que você coloca na massa como o fermento Royal por exemplo, e tem outras que agem com o calor do forno, como o fermento da Dr Otker.

Esse fermento que age com o calor do forno te dar um pouco mais de tempo mas mesmo assim eu não aconselho deixar a massa do bolo esperando muito antes de levar ao forno.

QUER MUITAS RECEITAS DE BOLOS CASEIROS PARA VENDER? CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO DE BOLOS CASEIROS!

Outro erro, mudar a quantidade de ingredientes da receita.

Tem pessoas que fazem isso, eu passo uma receita e a pessoa muda a quantidade de apenas 1 ingrediente.

Entenda não tem problema você mudar a quantidade dos ingredientes, mas você não pode mudar apenas de 1 ingredientes, uma receita precisa ser equilibrada e quando você aumenta a quantidade de 1 ingrediente você tem que aumentar de forma proporcional todos os outros ingredientes da receita.

E se você não sabe fazer isso a melhor coisa é sempre seguir a risca as receita que você pega.

E um outro erro muito comum é esquecer de pré aquecer o seu forno.

Você sabe porque tem que pre aquecer o forno? eu vou te explicar.

Agente pré aquece o forno por causa do fermento. O fermento ele age no calor, por isso quando você coloca o seu bolo no forno pré aquecido no momento que você coloca o bolo, o fermento já começa a agir e fazer seu bolo crescer.

Se você não pre aquece você coloca o bolo com fermento no forno frio e não tem calor suficiente para fazer o fermento agir como deveria.

E é por isso que você também não pode abrir o seu forno antes dos 30 minutos.

Quando você abre o seu forno, o calor que está concentrado lá dentro sai, vai diminuir a temperatura do seu forno e o seu fermento não vai agir corretamente e aí pode acontecer de solar o seu bolo ou ele murchar depois de pronto.

PORQUE MEU BOLO NÃO CRESCE? VEJA ESSAS DICAS! – VÍDEO:

QUER MUITAS RECEITAS DE BOLOS CASEIROS PARA VENDER? CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO DE BOLOS CASEIROS!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.