O que é pastilhagem? A arma secreta da confeitaria

O que é pastilhagem? A arma secreta da confeitaria
Se você faz bolos decorados e já trabalha com pasta americana ou glace real e quer subir o nível das suas modelagens, a pastilhagem vai lhe cair como uma luva. O que nós leva a pergunta.
 
Afinal  O QUE É PASTILHAGEM?Pastilhagem é talvez um dos tipos menos conhecidos entre as pastas para decorar bolo. Com uma textura mais dura ela seca muito rápido. Embora seja inútil para cobrir um bolo , tornando impossível o corte do mesmo, é uma ferramenta eficaz para fazer modelagens mais pesadas e maiores. 

PORQUE USAR PASTILHAGEM NO BOLO?

  • Ela seca muito rápido. Se precisa terminar um trabalho logo, a pastilhagem vai te ajudar nesse processo.
  • A textura da pastilhagem faz com que você consiga criar objetos sem medo de ceder no seu bolo. Como por exemplo, bonecos, sapatos, flores muito grandes.
  • A pastilhagem resiste bem ao calor, o que significa que você não precisa se preocupar com sua massa melando como a pasta americana por exemplo.
Use sua massa de pastilhagem com moderação. Ela é perfeita para fazer detalhes de decoração no seu bolo, esses detalhes que acabam ficando de lado e não são consumido na maioria das vezes. O que não significa que você pode cobrir um bolo com essa pasta… Não pode.



 
EXEMPLO DE BOLO FEITO COM PASTILHAGEM
 
 
 

COMO FAZER PASTILAGEM EM CASA?Você pode comprar massa de pastilhagem em qualquer loja de produtos para confeitaria, mas para os adeptos de fazer a própria massa vou deixar aqui uma receita bem simples de fazer.INGREDIENTES: 



  • 1 colher ( chá) de CMC
  • 100 ml de água
  • 1 pacote de gelatina neutra
  • 150 gramas de açúcar de confeiteiro
  • Maisena para trabalhar a massa (Q.B)
MODO DE FAZER:
 
  1.  Misture o CMC com açúcar e reserve.
  2.  Hidrate a gelatina e leve para derreter em banho maria ou no  microondas.
  3.  Coloque a gelatina, ainda quente, sobre a mistura de açúcar c  com CMC e vá ligando até obter uma massa homogênea.
  4.  Polvilhe uma superfície com maisena e amasse até que fique  maleável.
  5.  Como a massa seca muito rápido, vá trabalhando pequenas    porções .
  6.  Guarde a massa em sacos plastico tipo ziploc.


Como você pode ver, pastilhagem é um meio versátil para criar trabalhos delicados para decoração de bolo. Vale a pena explorar como parte do seu repertorio de decoração de bolo, seja para esculpi objetos que desafiam a gravidade ou para criar enfeites rápidos e resistentes.

Escola de Bolo by Marrara é o Curso que VOCÊ precisa para iniciar no mundo da Confeitaria! CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!!!

 

 

 

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.