CROISSANTS CASEIROS MUITO FÁCEIS E SUPER DELICIOSOS

CROISSANTS CASEIROS MUITO FÁCEIS E SUPER DELICIOSOS

CROISSANTS CASEIROS MUITO FÁCEIS E SUPER DELICIOSOS

Um pão quentinho e caseiro é muito delicioso e esse croissant é o melhor que eu já provei, vale muito a pena você fazer.

INGREDIENTES:

  • 80 ml de água (1/3 xícara) 
  • 10 g de fermento seco (1 colher de sopa) 
  • 500 g de farinha de trigo (4 xícaras) + 1 colher de sopa 120 ml de leite (1/2 xícara) 
  • 100 g de açúcar (1 / 2 xícara) 
  • 1 ovo + outro para pincelar
  • uma pitada de sal 
  • 75 g de manteiga sem sal (2/5 xícara)

COMO FAZER CROISSANTS CASEIROS MUITO FÁCEIS E SUPER DELICIOSOS

  1. A primeira coisa que vamos fazer é ativar o nosso fermento, coloque o fermento na água morna com 1 colher de farinha de trigo, misture até ficar sem gruminho e deixe descansar por 15 minutos.
  2. Depois desse tempo, coloque a farinha de trigo em uma tigela, abre um buraco no centro para colocar os restantes dos ingredientes.
  3. Coloque o leite, o açúcar, o ovo, o fermento ativado, e vou colocar uma pitada de sal, tomando cuidado de não colocar por cima do fermento ativado, porque o sal corta o efeito do fermento
  4. Comece a misturar com a farinha puxando aos poucos a farinha da lateral até conseguir agregar tudo.
  5. Quando fica difícil para incorporar com o garfo a gente passa para a bancada limpa e começa a sovar com as duas mãos somente para incorporar toda a farinha.
  1. Depois de incorporar a farinha, já podemos começar a incorporar a manteiga na nossa massa.
  2. É só ir sovando até incorporar toda a manteiga, no início vai parecer que vai dá errado mas não se preocupe é só continuar sovando que toda a manteiga vai se incorporar na massa
  3. Depois de sovar bem você pode reparar que a massa ficou mais lisinha agora a gente faz uma bolinha com a ajuda das duas mãos e coloca a massa em um recipiente untado com óleo, cobrimos com plástico filme sem colocar em contato com a massa para ela ter espaço para crescer e vamos deixar descansar por 1 hora em um local mais quentinho da casa.
  1. Depois de descansar e crescer bastante a gente passa a massa para a bancada e vamos abrir com as mãos mesmo dando um formato retangular, e com um cortador de pizza eu retiro as bordas para ficar mais bonito na hora de modelar os pães.
  2. Com o cortador de pizza a gente corta a massa em formato de triângulo tentando fazer todos do mesmo tamanho ou aproximado.
  3. Para modelar é fácil, primeiro agente faz um corte na base do triângulo e começamos a enrolar até a outra extremidade 
  4. Quando chegar no final coloque a pontinha voltada para baixo para não correr o risco de abrir a massa e também pode dar uma curva nas pontinhas para ficar bem bonito  o nosso croissant. 
  • E você vai fazer isso com toda a sua massa e colocar em  assadeiras forradas com papel manteiga, vai cobrir com um pano e deixar descansar por mais 1 hora ou até dobrar de volume.
  • Depois de crescer é só pincelar um ovo com ajuda de um pincel macio ou de silicone e levar ao forno pré aquecido a 180° por 15 minutos ou até você ver que ficou bem douradinho.
  • Assim que sair do forno você pode deixar na forma por 10 minutos e depois passar para uma grade para esfriar completamente antes de guardar, para guardar coloque em um recipiente com tampa depois de estarem completamente frios.
  • Se você quiser pode congelar, basta enrolar em plástico filme e deixar no freezer por até 3 meses.
  • Eu gosto de comer quentinho com açúcar de confeiteiro por cima, fica incrível.

👉 CLIQUE AQUI PARA APRENDER A FAZER UM DELICIOSO PÃO DE LEITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.