COMO FAZER UMA FICHA TÉCNICA DE PADRONIZAÇÃO DO SEU BOLO

COMO FAZER UMA FICHA TÉCNICA DE PADRONIZAÇÃO DO SEU BOLO

COMO FAZER UMA FICHA TÉCNICA DE PADRONIZAÇÃO DO SEU BOLO

Você já fez um bolo que ficou maravilhoso, super fofinho, molhadinho, com a cobertura perfeita e quando você foi fazer pela segunda vez não ficou a mesma coisa?

Isso acontece com todo mundo, é super normal. O problema é quando o bolo ou a receita é feita para vender, quando você faz para vender esse tipo de coisa não pode acontecer.

Seu cliente quer receber sempre o mesmo produto, se ele comprar de você pela segunda vez é porque ele gostou do que recebeu na primeira vez e quer de novo.

E é por isso que você precisa fazer uma ficha técnica para os seus produtos.

Eu já expliquei aqui o que é uma ficha técnica, basicamente é um papel onde você anota todas as informações da sua receita, ingredientes, modo de preparo, rendimento, validade, as medidas por exemplo bolos com cobertura, na ficha técnica vai estar escrito exatamente quanto de cobertura vai nesse bolo e assim por diante.

Essa é a minha ficha técnica do meu bolo de cenoura, e eu tenho para cada sabor de bolo que eu faço.

E ai eu mando imprimir e deixo em uma pasta na minha cozinha, eu uso sempre que eu faço meus bolos e sempre que eu acho que preciso acrescentar alguma informação nova eu atualizo a ficha.

E qual o benefício de ter uma ficha técnica?

1° Tornar a receita reproduzível:

Se um dia você acorda indisposta, ou tem um problema para resolver, ou qualquer motivo que não dê para você fazer as suas encomendas você pode pegar a sua ficha técnica e dar para alguém fazer para você.

2° Aumentar a produtividade:

Você tem uma receita para fazer, pega a sua ficha, e lá já está tudo que você tem que fazer, você já separa os ingredientes e vai fazendo tudo na ordem certa que você estipulou e isso facilita demais o trabalho na cozinha.

3° Diminui o desperdício de ingredientes:

Uma das grandes vantagens da ficha técnica é essa, você saber exatamente a quantidade de cada coisa que você usa.

Evita de fazer mais do que você precisa, de ter que jogar coisas fora, e na hora de comprar você sabe exatamente quanto de ingrediente você precisa e evita também comprar mais do que deveria.

4° Padronização das suas receitas:

Você vai garantir dessa forma que suas receitas sempre sairão da mesma maneira, você sempre vai entregar um produto de qualidade para o seu cliente.

Existem 2 tipos de  Fichas Técnicas as de padronização e as Gerenciais.

Essa que eu te ensinei é de padronização e no final do post eu vou deixar um vídeo onde eu ensino a fazer a ficha técnica de custo.

Outras informações que você pode colocar na sua ficha técnica caso você queira é:

  • Foto do seu produto
  • Fotos das etapas de preparação
  • Lista dos utensílios que você precisa usar para fazer
  • Qual o armazenamento correto depois de pronto
  • Preço dos ingredientes

A ficha técnica é muito individual é precisa ter as informações que você acha mais importante para você ou para quem for reproduzir a sua receita caso você tenha planos de contratar alguém para trabalhar com você.

COMO FAZER UMA FICHA TÉCNICA DE PADRONIZAÇÃO DO SEU BOLO – VÍDEO:

VOCÊ QUER RECEITAS DE BOLOS CASEIROS PARA VENDER? CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONHECER O CURSO DE BOLOS CASEIROS:

FICHA TÉCNICA DE CUSTO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.