Curiosidades sobre confeitaria….

brussels 804053 1280 - Curiosidades sobre confeitaria....
Eu adoro um bom doce, um bolo bem confeitado, um chocolate, todas essas coisas que trazem alegria ao nosso paladar. Mas nem sempre os doces foram servidos como conhecemos nos dias de hoje.
A palavra Confeitaria vem do latim “Confectum” e significa aquilo que é confeccionado com especialidade.
Muitos não sabem mas os primeiros doces a serem confeccionados não se usava açúcar para fazer e sim mel. Um dos primeiros registros sobre doces foi do filosofo romano Cícero que ao visitar a Itália provou uma das primeiras versões do famoso cannoli. Em 1492 o preço do açúcar cai e começa a surgir diversas confeitarias no continente europeu. E é nessa época que surge o nosso amado pão de ló.
Depois da década de 50 começaram a surgir confeitarias ao redor do mundo, inclusive no Brasil, com referencias francesas com seus doces finos e tortas.
Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé de moleque, a paçoca, a rapadura, a mãe benta, a cocada e os quindins de laia, além dos bolos de mandioca.
No brasil o pão de ló de origem portuguesa caiu no gosto popular e é usando diariamente em bolos de festa e tortas de padaria.
Outro doce brasileiríssimo é o nosso amado brigadeiro  que era chamado de negrinho e mudou o nome em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes.
Então lembre-se toda vez que voce comer um doce que tivemos um longo caminho para chegar na maravilhosa confeitaria criativa que temos nos dias de hoje e muitas outras mudanças nos aguarda nesse caminho delicioso.
Gostou desse post? Deixe seu comentário e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Beijinhos…

Comentários no Facebook