Como congelar bolos corretamente

congelar bolos parece algo de sete cabeça para você?

Para quem trabalha com bolos e começa a receber muitos pedidos se ver muitas vezes desesperados para saber como lidar com tantos bolos para fazer em um espaço tão curto de tempo.

As vezes é necessário preparar as massas com antecedência para que tenhamos tempos para montar e decorar os bolos.

Hoje vamos falar de como congelar bolos corretamente. Saiba que é possível você congelar seus bolos para ir usando conforme a necessidade.

Porém existe uma maneira certa de fazer isso sem perder qualidade, sabor e principalmente normas de segurança alimentar.

COMO CONGELAR UM BOLO ?

1- Asse o bolo e deixe ele esfriar completamente em cima de uma grade. Não que você tenha obrigatoriamente que usar uma grade, mas se você passar a ter esse costume vai começar a reparar a diferença sutil que faz seu bolo secar por igual, com ventilação igual em todas as partes do bolo.

testa ai e me conta se você não vai amar e nunca mais vai deixar seu bolo esfriar abafado em cima de uma mesa.

How to Freeze a Cake Layer The Bearfoot Baker - Como congelar bolos corretamente

2- Depois de completamente frio envolva seu bolo em plastico filme várias vezes, certifique-se que não ficou nenhum lugar sem plastico ou com pouco plastico correndo risco de rasgar.

3- Depois de enrolar seu bolo em plastico filme, enrole em papel alumínio.

4- Coloque uma etiqueta com data, sabor e qualquer outra informação útil para você identificar na hora que for pegar no freezer.

Imagina você congelar 10 bolos e depois ter que abrir um por um pra saber qual você quer naquele momento, não dá né.

É importante também etiquetar seus bolos congelados para está ciente da data de validade deles.

5- Leve seu bolo ao Freezer, que deve esta limpo e ser próprio para isso, jamais congele seu bolo no mesmo freezer que você congela suas carnes e frangos.

Se você for congelar mais de um bolo e precisar sobrepor eles uma boa dica é colocar entre os bolos um papelão grosso, ou você pode esperar um bolo congelar para depois colocar outro em cima.

E AGORA… COMO DESCONGELO ESSES BOLOS?

duvidas1452654040 - Como congelar bolos corretamente



Você já fez todo o processo de congelar bolos, deu tudo certo e finalmente chegou o dia que você precisa decorar esses bolos e está cheia de duvidas de como vai descongelar esse bolo de forma correta.

Mas é claro que vamos te ajudar com isso também, afinal de contas que tipo de post seria esse se eu não te desse dicas para descongelar seus bolos sem perder a qualidade dos mesmos não é?

Vamos as dicas :

1- Tire os bolos do freezer e deixe descongelar um pouco ainda embrulhados.

2- Passada umas meia hora pode desembrulhar o bolo e deixar ele voltar a temperatura ambiente em cima da grade em local bem fresco e sem tampar o seu bolo.

3- Depois de umas 2 horas seu bolo vai está perfeito para decorar.

Vale a pena salientar que o bolo quando congelado continua mantendo a massa macia e úmida.

Se você seguir todos os procedimentos acima não perderá nenhuma propriedade do seu bolo, se for uma massa amanteigada ela ainda fica mais gostosa.

Também vale a pena ressaltar que você pode congelar seus bolos por até 3 meses, em freezer próprio para isso sem contaminação cruzada.

Se você for decorar esse bolo com pasta americana certifique-se que está completamente descongelado antes de começar sua decoração, como sabemos nossa amiga pasta americana não gosta de umidade.

Agora se você pretende blindar esse  bolo com ganache você pode começar esse processo com ele ainda semi congelado que vai facilitar demais a secagem da ganache.

Porém mesmo assim ainda vai ter que esperar ele “suar” e voltar a temperatura ambiente para jogar a pasta por cima.

images - Como congelar bolos corretamente

Assista ao vídeo do nosso canal congelar bolos :

Espero que essas dicas ajudem vocês a aumentarem a produção.
E lembrem-se de testarem sempre, faça um bolinho pequeno, congelem e descongelem, provem e tirem as próprias conclusões de vocês. Nunca faça de primeiro já para encomenda.
E me conte aqui nos comentários se vocês já congelam seus bolos ou se ficaram confiante agora com essas informações.
Sua opinião vale muito aqui.
 r2rlhx - Como congelar bolos corretamente

Comentários no Facebook